[Resenha] Métrica.

Livro: Métrica 

Título Original: Slammed

 Autor (a): Colleen Hooveer

Editora: Galera Record

 Ano:2013

Páginas: 304

Gênero: Romance


Sinopse:
"O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor”.
Curte poesia?! Métrica é cheia delas. Não curte?! Vai com certeza aprender a gostar.  Colleen surpreende mais uma vez nesse romance incrível (que eu só descobri ser o de estreia depois que li), cheio de reflexões e lições importantes.
O "clímax" da história vem desde o começo, o que nos prende a história.
Na primeira parte do livro nós conhecemos a Lake, uma garota comum órfã de pai, que precisa ser forte para o irmão mais novo e sua mãe. A dor de Lake evidente desde o comecinho da história nos faz refletir muito, e essa dor só diminui quando ela conhece Will. Um rapaz jovem que cuida do irmão mais novo (que vira melhor amigo do irmão de Lake), e é incrivelmente responsável. O que Lake não imagina é que Will leva uma vida tão difícil e cheia de dor quanto a dela. E juntos num amor proibido eles aprendem a lidar com suas perdas e dores.

"Porque tudo isso, toda ínfima parte, tudo é passageiro. Nada é permanente. A única coisa que todos temos em comum é o inevitável: todos morreremos um dia."

A poesia é presente do começo ao fim na história, e até mesmo quem não gosta muito como eu, se vê encantado com elas. Tirei trechos de duas que gostei para vocês...


Trecho da poesia:  "PRÉ-PEDIDO DE CASAMENTO”

Um milhão, cinquenta e um mil e
duzentos minutos.
É mais ou menos a quantidade de minutos
que amo você,
É a quantidade de minutos que pensei em você,
A quantidade de minutos que me preocupei com você
A quantidade de minutos que agradeci a Deus por você
A quantidade de minutos que agradeci a todas as divindades do
Universo por você
Um milhão
Cinquenta e um mil
E
Duzentos
Minutos…
Um milhão, cinquenta e um mil e
duzentas vezes.
É a quantidade de minutos que você me fez sorrir,
a quantidade de minutos que você me fez sonhar,
a quantidade de minutos que você me fez acreditar,
a quantidade de minutos que você me fez descobrir,
a quantidade de minutos que você me fez adorar,
a quantidade de minutos que você me fez valorizar
Minha vida.

Trecho da Poesia: "Malvado"
“MALVADO”
"De acordo com o dicionário…
e de acordo comigo
existem mais de trinta significados diferentes e de sinônimos para a palavra
malvado.
(Eu grito rapidamente as palavras seguintes, fazendo a turma inteira se sobressaltar; inclusive Will.)
Mau, idiota, cruel, imbecil, indelicado, grosso, perverso, detestável, odioso, desalmado, virulento, implacável, tirânico, malevolente, atroz, desgraçado, bárbaro, amargo, brutal, insensível, maligno, estúpido, imoral..."

Mas os ensinamentos não vem só das poesias, existem vivências dos personagens que se destacam em trechos e frases que nos fazem pensar. E é na relação de Lake com sua mãe que isso é mais presente. 

“Lembrem-se sempre de que o que mais vale a pena ser compartilhado é o amor que nos faz compartilhar nosso sobrenome.”

O livro é completo tem todo tipo de interação tanto de Lake com a mãe e o irmão, quanto com Will e sua melhor amiga Eddie. Sem faltar muita diversão e emoção em cada página.



Ahh e esse é só o primeiro da série, ainda tem mais dois pra se apaixonar :)

Beijos, da Jess ❤️

Comentários

  1. Oi Jess!!!
    Eu já sou fisgada pela autora, pois antes de conhecer "Talvez Um Dia" eu não pensava em ler Collen porém o livro me fez mudar de opinião.
    Acho interessante que em cada livro dela ela tem algo que marca, seja com: poesias, músicas, arte, etc.
    Então, apesar de ainda não ter lido "Métrica" ele já está na minha lista de leituras.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário