[RESENHA] Dois a Dois- Nicholas Sparks


            
 
 Livro: Dois a Dois 

    

Título Original: Two by Two

 Autor (a): Nicholas Sparks

Editora: Arqueiro

 Ano:2017

Páginas:512

Gênero: Romance





Sinopse:'' Com uma carreira bem-sucedida, uma linda esposa e uma adorável filha de 6 anos, Russell Green tem uma vida de dar inveja. Ele está tão certo de que essa paz reinará para sempre que não percebe quando a situação começa a sair dos trilhos. Em questão de meses, Russ perde o emprego e a confiança da esposa, que se afasta dele e se vê obrigada a voltar a trabalhar. Precisando lutar para se adaptar a uma nova realidade, ele se desdobra para cuidar da filhinha, London, e começa a reinventar a vida profissional e afetiva - e a se abrir para antigas e novas emoções. Lançando-se nesse universo desconhecido, Russ embarca com London numa jornada ao mesmo tempo assustadora e gratificante, que testará suas habilidades e seu equilíbrio emocional além do que ele poderia ter imaginado. Em 'Dois a dois', Nicholas Sparks conta a história de um homem que precisa se redescobrir e buscar qualidades que nem desconfiava possuir para lutar pelo que é mais importante na vida: aqueles que amamos.''


Resenha 


Em primeiro lugar queria dizer que sou incrivelmente apaixonada pela escrita do Nicholas Sparks. Já li quase todos os seus publicados e ele é um dos meus autores favoritos.
Dois a dois porém é um livro diferente de todos que já li do tio Nicholas. A história é tão verdadeira, você se vê tanto nela que praticamente sente tudo que o personagem sente. Bem, eu nunca fui casada, e nem tenho filhos, mas, mesmo assim senti uma empatia enorme por Russ. Sua história infelizmente é recorrente nos dias hoje, o índice de divórcios cresceu muito nos últimos tempos, mas como alguém que nunca passou por isso pode entender quem já passou?



 ''Meu casamento com Vivian podia estar um pouco instável no momento, e meu trabalho na estaca zero, mas pelo menos eu estava aprendendo a cozinhar, pensei. 
O que não fez com que me sentisse nem um pouco melhor.''

É isso o mais o incrível no Nicholas, ele te faz sentir que conhece a situação. Russ é um personagem um tanto incomum em certo sentido. Do contrário de muitos homens, Russ é sensível, e reflete isso em cada atitude sua.Em um ano conturbado, ele se vê desempregado e decidi abrir seu próprio negócio como publicitário. Vivian, sua mulher não trabalhava e para manter a vida e a da filha confortávéis ele se vê quebrando a cabeça para fazer o novo negócio dar certo. Mas não consegue de cara e Vivian não facilita as coisas, ela foi a personagem que eu odiei do começo ao fim,  tem um bom marido mas não consegue enxergar, Russ a tenta agradar de todas as formas possíveis e ela apenas o magoa e o faz sentir culpado por cada briga. 




''Queria simplesmente passar mais tempo com minha mulher, queria escuta-la, abraça-la e falar sobre nosso futuro. Sabia que haveria mudanças e desafios em nossas vidas,e queria prometer que passaríamos por isso juntos.''




 London tem cinco anos,e encanta desde o começo. 
A forma como Russ fala dela, ao longo do livro te faz sentir que a conhece de verdade. Ele aprende a cuidar da filha sozinho quando Vivian volta a trabalhar, e tira de letra.




Meu amor por London jamais estivera em questão. O que eu agora compreendia era que também gostava dela, não só como minha filha, mas como a menina que só pouco tempo antes passara a conhecer.


Outros personagens como Marge que é irmã de Russ e Liz que é sua esposa encantam desde o começo também,  e Marge com certeza é irmã mais velha que eu sempre quis ter. Ainda temos Emily e Bodhi e os pais de Russ que contém papéis importantes na história.  Emily é ex de Russ, e volta a sua vida de forma repentina e mexe com os sentimentos dele, que enfrenta uma dificuldade para aceitar o fim do seu casamento com Vivian. Marge além de Emily, tem grande importância para Russ nesse momento, ela e Liz o ajudam a superar a perda e o encorajam a seguir em frente. É impossivel não se apegar a Marge, apenas de ser poucos anos mais velha que os 30 e poucos anos de Russ, ela tem uma sabedoria imensa e ilumina o caminho dele muitas vezes.


''Nestas horas mais escuras seu exemplo foi uma luz que me ajudou a encontrar o caminho de volta para as coisas que mais importam'' 

As mensagens que o livro nos trás, -sim são mais de uma-, são de uma singeleza invejável.  Nicholas retrata não só o dia a dia de um pai que está virando pai solteiro, mas de um homem amoroso, louco pela filha, que aprende lições diárias que o leitor também recebe. O livro ainda trás a tona a questão da homossexualidade com a história de Liz e Marge, que é tão linda a propósito ♥ .  Dois a dois trata de família, trata de aceitar o passado pra seguir em frente, e ainda trata de mostrar que as vezes muitas mudanças são necessárias. Russ amadurece ao longo da história, e entende finalmente que não precisa agradar a todos o tempo todo. E Vivian, ah, até ela fica melhor no fim.



'' Era irmão, pai e pretendente e acho que essas distinções refletem uma da verdades universais da vida. Em qualquer momento, eu não sou eu por inteiro.''



 E claro, o clima de romance que só o Nicholas sabe construir está presente durante a trama, com seus personagens tão encantadores quanto sempre. Quem lê Dois a Dois não tem do que se arrepender.



Agora cuidado pra não se apegar em todos os personagens...


Alerta de Spoiler

Como em toda boa obra do Nicholas, alguém VAI morrer! 


Bejos, da Jess

Comentários