Um passo de cada vez, viva melhor.

  Eae moço (a), já pensou no seu próximo hoje? Não?! Bom, melhor pensar,pois nosso texto é sobre isso! Então pra começar o que é ajudar o próximo? Dar dinheiro a pedintes, auxiliar uma instituição sem fins lucrativos, doar roupas ou alimentos à quem precisa etc? Sim, tudo isso é válido e necessário, mas pra mim as vezes é mais simples que isso.

  Ajudar o próximo vai além de ajudar só quem se encontra em situações de dificuldade, é também considerar pequenos detalhes como um todo e para com todos . É como por exemplo o básico de se levantar do banco do ônibus ou do metrô (mesmo o que não é reservado) pra dar lugar a quem precisa. Ou ser gentil com a moça da lanchonete e dizer bom dia, por favor e obrigado. E não só com a da lanchonete, mas a da padaria, o cobrador do ônibus, o motorista.

  "Ahhh mas isso é questão de educação", sim! Mas é também ser gentil com quem você não conhece, é talvez tornar o dia de alguém melhor, com a boa e velha educação. É ser bom, nesse mundo mal, mandar coisas boas mesmo quando ele te manda coisas ruins. É ter empatia com aquela pessoa que não está tendo um dia bom, que passa com pressa e esbarra em você sem pedir desculpas. Porque você também já deve ter feito isso um dia.

   Pensar no próximo é saber que ele é humano como você e precisa de uma ajuda as vezes pra localizar uma rua e pede orientação à você. É saber que você também pode precisar dessa ajuda ou de uma outra de vez em que quando,  e que precisa tanto quanto ele de um mínimo de paz pra sobreviver.

  Dê um passo por vez, não precisa ajudar todo mundo no mesmo momento, nem sorrir pra todos eles, você também tem dias ruins. Mas com simples ações por dia, é possível alcançar esse mínimo de paz e viver melhor.

  Mesmo que o outro não seja bom com você, faça sua parte e tenho certeza que você vai se sentir muito bem.

Beijos, da Jess

Comentários