Vamos Falar de: Estereótipo

Estereótipo significa comportamento ou discurso caracterizado pela repetição automática de um modelo anterior, anônimo ou impessoal, e desprovida de originalidade e da adaptação à situação presente! (Fonte:dicionário Aurélio). Estereótipo ... Qual o seu? Devemos ter um ? Há um certo tempo, tem-se discutido muito isso. A sociedade em que vivemos passou a ser cada mais exigente nessa questão, porém, é visível a mudança de comportamento por parte de quem sofre com isso. Como assim? 

Eu explico. Antes pessoas "fora do padrão" faziam de tudo para se adequar a ele, hoje a grande maioria delas apenas luta pra ser aceita da forma que lhe agrada, longe de padrões pré impostos. É como se o momento do CHEGA finalmente aparecesse, e apareceu! CHEGA de definições, CHEGA de padrões,  CHEGA de você deve ser isso ou aquilo, vestir isso ou aquilo. Você deve ser o que quis ser, vestir o que quiser vestir, ter o corpo que quiser ter!  E a cada vez que esse discurso de não ter um estereótipo é repetido, salvamos alguém de decepcionar-se, salvamos da culpa por não ter um corpo igual o do outro ou algo assim, e isso é importante desde que haja um limite. 

Confesso a vocês que não concordo com todas as idéias das feministas, mas a que realmente concordo é a do incentivo à mulher para se amar independente do corpo ou roupas, apoiando-a se ela quiser parecer com uma modelo da Victoria Secrets, mas mostrando que ela é linda mesmo se não se parecer. E isso não se resume apenas a corpo e roupa, mas também a cor da pele e cabelo. Estamos presenciando (finalmente) uma maior aceitação ao cabelo cacheado e ao crespo, mas também ao liso natural ou não, às cores variadas e às tradicionais.  Infelizmente ainda existe muito preconceito em relação a tudo que citei, e em pleno século XXI ainda ouvimos falar de casos de racismo e ou bulliyng. 
Espero que futuramente possamos extinguir de vez os estereótipos e o preconceito, expandindo nossos horizontes, sem deixar faltar doses e doses de respeito.

Comentários